História e temporalidade: abordagens teóricas para esudos de religiões

Autores

  • Leandro Seawright Alonso Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Demonstramos que a história social é evidentemente competente para os estudos sobre as religiões e os religiosos. Investigar os vestígios do passado é essencial para uma subversão das histórias maiores “vistas de cima”. Propusemos uma história construída sobre detalhes e “vista de baixo”, bem como comprometida com as críticas sociais. Apontamos para uma escrita da história existencial, social e fundamentada na análise temporal das experiências religiosas. Buscamos estabelecer critérios para análises das histórias sagradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Seawright Alonso, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Graduado em Teologia e em História. Pesquisador membro do Núcleo de Estudos em História Oral – NEHO/USP.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Alonso, L. S. (2012). História e temporalidade: abordagens teóricas para esudos de religiões. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 10(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/3706

Edição

Seção

Artigos