José Manoel da Conceição, um reformador nativo

Autores

  • Hermisten Maia Pereira da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Neste primeiro de dois artigos, o autor descreve aspectos da vida e formação do Rev. José Manoel da Conceição, o primeiro pastor protestante brasileiro, que, devido aos seus ensinamentos, antes mesmo de aderir à fé protestante, era conhecido como “padre protestante”. Analisa também os momentos de tensão e angústia que marcaram o abandono de sua antiga fé e a adoção da nova bem como o seu ingresso no ministério pastoral na Igreja Presbiteriana no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermisten Maia Pereira da Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul (1979), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente é professor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição; Professor titular do Centro Universitário de Maringá e Professor Adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sendo Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Reforma Protestante, atuando principalmente nos seguintes temas: João Calvino, Reforma Protestante e Teologia Sistemática. É atual Diretor da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Costa, H. M. P. da. (2011). José Manoel da Conceição, um reformador nativo. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/3150

Edição

Seção

Artigos