Metamorfoses na Identidade do pastor idoso
Resumo
Resumo
Pretende-se neste artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteiam os processos identitários de pastores ao longo de sua carreira religiosa. O objetivo é descrever como acontecem as metamorfoses na identidade do pastor facilitando uma transição mais satisfatória no momento de sua jubilação no ministério. O referencial teórico usado para compreender identidade tem como base a Psicologia Social, mais especificamente o pensamento do professor Dr. Ciampa, PUC-SP, que trabalha com o conceito de que identidade é metamorfose. Para atingir o objetivo foi utilizado como metodologia a técnica de pesquisa semi-dirigida com um pastor jubilado. A pesquisa permitiu verificar os principais movimentos na trajetória de vida de um pastor e as constantes metamorfoses em sua identidade. O texto traz referencias ao conceito de identidade, fragmentos da entrevista e análise com apontamentos que evidenciam o processo de identidade e suas transformações – metamorfoses – na luta pela re-posição da identidade do sujeito e finalmente a aceitação da identidade pós-ministério como processo natural de sua carreira religiosa.
Palavras chave: Identidade, Metamorfose, Pastor Idoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.