Economia da Religião: Uma Resenha sobre Religião e Educação

Autores

  • Sérgio Ricardo de Brito Gadelha Universidade de Brasília
  • Paulo Fernandes Arantes Junior Banco do Brasil

Resumo

Mediante uma revisão bibliográfica teórica e empírica da literatura nacional e internacional, estruturada na forma de uma resenha acadêmica temática, o objetivo geral do presente estudo é relatar as evidências já obtidas sobre o debate entre economia da religião e seus efeitos na educação, em resposta aos seguintes questionamentos: quais são as causas da liderança econômica das regiões protestantes em relação às regiões católicas? Como se caracteriza a correlação entre educação e religião? De que forma os valores religiosos transmitidos pela família podem ajudar o processo de aprendizagem das crianças e fortalecer a aquisição da educação? E qual a influência do nível educacional na interpretação da bíblia cristã?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo de Brito Gadelha, Universidade de Brasília

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Auditor-Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, sua agenda de pesquisa no pós-doutorado em Economia na Universidade de Brasília está voltada no desenvolvimento de estudos sobre a relação entre Modelos de Competição Eleitoral, Ciclos Políticos-Orçamentários e Ciclos Econômicos, e o impacto dessa relação sobre a condução da política fiscal, a formulação de políticas públicas e o crescimento econômico de longo prazo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos; Modelos de Equilíbrio Geral Dinâmicos e Estocásticos (Modelos DSGE); Metodologias Estatísticas/Econométricas de Projeções de variáveis econômicas; Macroeconomia (em particular, a interação entre as políticas fiscal e monetária, assim como regimes de dominância fiscal e monetária); Cliometria; Microeconomia (em particular, Teoria dos Jogos e Desenho de Mecanismos); Economia do Setor Público (em particular, Federalismo Fiscal, Programas de Transferência de Renda e Redução da Pobreza, e Avaliação de Políticas Públicas); Economia Internacional; Economia do Trabalho; Economia do Crime e Economia da Religião. Em Matemática e Estatística, tem interesse em temas relacionados à Teoria das Probabilidades e à Inferência Estatística. Leciona as seguintes disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Economia do Setor Público, Economia Brasileira, Matemática (para os cursos de Administração, Economia e Contabilidade), Metodologia Científica, Estatística e Econometria. No Brasil, já apresentou estudos em eventos acadêmicos, como o Encontro Nacional de Economia (ANPEC), o Encontro Brasileiro de Econometria (SBE), a Escola de Séries Temporais e Econometria (ESTE) e Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE). No exterior, já apresentou estudos nos XXV e XXVI Seminários Regionais de Política Fiscal da CEPAL (2013 e 2014) e no XXVIII Latin American Meeting of Econometric Society (2013). Primeiro colocado no XVIII Prêmio Tesouro Nacional (2013), na área temática sobre Economia do Setor Público. Terceiro colocado no VIII Prêmio SOF de Monografias (2015), na área temática sobre Qualidade do Gasto. Participante do debate acadêmico, possui livros, capítulos de livros e artigos publicados.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Gadelha, S. R. de B., & Arantes Junior, P. F. (2018). Economia da Religião: Uma Resenha sobre Religião e Educação. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/10123

Edição

Seção

Artigos