Cadernos de Pós-Graduação em Letras http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl <p>Os <strong><em>Cadernos de Pós-Graduação em Letras</em> (CPGL)</strong> objetivam abrir espaço para a produção discente, publicando trabalhos inéditos de alunos de mestrado, mestres, alunos de doutorado e doutores com no máximo dois anos de titulação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.</p> <p><strong>ISSN</strong> 1809-4163</p> pt-BR <p>Os direitos autorais dos artigos publicados nos <em>Cadernos de Pós-Graduação em Letras </em>pertencem aos autores, que concedem à <strong>Universidade Presbiteriana Mackenzie</strong> os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.</p> cadernosletras@mackenzie.br (Cristhiano Aguiar/Elaine Cristina) gabrielnoriyuki.andrade@mackenzie.br (Gabriel Noriyuki de Andrade) Thu, 15 Feb 2024 15:00:27 -0300 OJS 3.3.0.12 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16808 Ana Lúcia Trevisan, Cristhiano Motta Aguiar Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Trevisan, Cristhiano Motta Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16808 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Páginas Iniciais http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16806 Cadernos de Pós-Graudação em Letras Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós-Graudação em Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16806 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Sentidos do patrimônio urbano em São Paulo e Lisboa http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15848 <p>Este artigo dedica-se a investigar as dinâmicas identitárias articuladas em monumentos que ocupam os espaços públicos de Lisboa e São Paulo, duas metrópoles atravessadas e interconectadas pelo passado colonial. Selecionamos figuras que foram alvo de recentes atos de protesto: a estátua do bandeirante Borba Gato (1963) em São Paulo, e a do Jesuíta Padre António Vieira (2017) em Lisboa. Com base na teoria da semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus desdobramentos na sociossemiótica de Eric Landowski, propomos desenvolver uma análise dos modos de presença destes monumentos no espaço público, os valores e identidades manifestos e a posição atribuída às alteridades, contestada no presente.</p> Micaela Altamirano Copyright (c) 2024 Micaela Altamirano https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15848 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Editorial http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16807 Cadernos de Pós Graduação em Letras Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós Graduação em Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16807 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 O insólito do curta-metragem Bao http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16274 <p>Em seus estudos, Tzvetan Todorov contribuiu para as definições dos saberes da literatura e os gêneros do fantástico. Sendo descrita por fenômenos, espaços ou situações que evadem a percepção do leitor e do personagem. O fantástico é permeado pela hesitação e permitirá conduzi-lo em narrativas através de diferentes perspectivas dos intérpretes da diegese. Assim, para este estudo será examinado a narrativa presente em produtos audiovisuais, a animação <em>Bao </em>criada pelos estúdios <em>Pixar </em>e <em>Disney</em>. Serão examinados os elementos insólitos e quais os efeitos de sentidos são permitidos analisar sob o olhar dos gêneros do fantástico designados por Todorov, edificados por meio da narrativa em computação gráfica.</p> William Takenobu Akamine Copyright (c) 2024 William Takenobu Akamine https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16274 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 O Fantástico em "Os olhos que comiam carne", de Humberto de Campos http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16300 <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Tomando a literatura como um campo cruzado por diferentes saberes, ou seja, há na tessitura literária pontos de diálogo entre formas distintas de apreensão do mundo, este artigo discute a presença de elementos do fantástico no conto </span></span><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Os olhos que comiam carne</span></span></em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">, do escritor maranhense Humberto de Campos (1866-1934). Partindo das discussões pontuadas por T. Todorov (2007), foi possível verificar que o conto analisado apresenta tais elementos, entrelaçados por uma atmosfera de ficção científica, despertando o horror no leitor. &nbsp;</span></span></p> Luis Fernando Ribeiro Almeida Copyright (c) 2024 Luis Fernando Ribeiro Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16300 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Escavações no insólito-grotesco http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16317 <p>Este trabalho propõe uma reflexão sobre o insólito ficcional em sua coalisão com o grotesco, enquanto estéticas contemporâneas, atualizadas e pertencentes ao século XXI, apesar de suas longas e conhecidas trajetórias conceituais. Por meio da análise da narrativa <em>Buraco</em>, com um olhar especial para a personagem principal e seu comportamento com relação ao evento insólito que irrompe, além de um passeio por outras narrativas curtas presentes na obra <em>O livro das cousas que acontecem</em> (2003), do escritor Daniel Pellizzari, buscou-se verificar onde e como o insólito-grotesco manifesta-se. A partir da mencionada leitura, verificou-se que estas categorias podem atualizar a maneira como entendermos o mundo contemporâneo, sua dinâmica, seu tempo, suas demandas, pois tencionam nossa relação com o mundo real ao evidenciar, muitas vezes, a aceitação do absurdo travestido de racionalidade.</p> Luciéle Bernardi de Souza Copyright (c) 2024 Luciéle Bernardi de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16317 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Insólito e religiosidade afro-brasileira no conto "Lua Cheia", de Cidinha da Silva http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16332 <p>As lendas urbanas e os relatos populares brasileiros são permeados pelos elementos insólitos e compõem um universo imaginário reconhecido e difundido na sociedade. As narrativas religiosas, por sua vez, partem do pressuposto da fé e contam, de diferentes maneiras, com enredos marcados pelas imagens insólitas. É dessa forma que Cidinha da Silva, escritora mineira, constitui o conto <em>Lua Cheia</em>, objeto deste estudo. Com referências religiosas mais veladas do que costumamos encontrar em outras narrativas de sua autoria, esse conto aponta uma chave de leitura singular alinhada ao restante da coletânea <em>Um Exu em Nova York</em> (2018).</p> Allan Cordeiro, Bruno Barbosa Teixeira Copyright (c) 2024 Allan Cordeiro, Bruno Barbosa Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16332 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 O luto como desencadeador do insólito e do duplo no livro Alice em Sonhos http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16335 <p><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">O livro </span></span><em><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">Alice em Sonhos</span></span></em><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">, de autoria do escritor niteroiense Leslie Lothar C. Hein, publicado em 2021, será analisado a partir da seguinte pergunta norteadora: como o insólito e o duplo são desencadeados pelo luto que a personagem principal, Alice, vive? Compondo o universo atual da literatura fantástica e do insólito ficcional, essa obra será pautada a partir das ideias de “entre” e “tensão”, desenvolvidas pelos pesquisadores Manuel </span><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">Antonio</span><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0"> de Castro e Fábio Santana Pessanha, ambos da UFRJ. Nosso objetivo é destacar o papel do luto como chave desencadeadora do insólito na narrativa e do duplo na personagem principal, sendo o duplo entendido como um simulacro platônico.</span></span></p> Thayenne Nascimento Copyright (c) 2024 Thayenne Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16335 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Entre o ser e o ter: O espaço ficcional na construção do insólito em Kentukis, de Samantha Schweblin http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16336 <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho visa refletir a respeito da construção espacial e dos recursos narrativos utilizados para a construção do insólito na obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Kentukis</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2018), de Samanta Schweblin. Consideraremos o espaço ficcional em duas esferas. A primeira é a do espaço ficcional de ser um kentuki e a ambivalência do espaço ocupado pela personagem de estar e não-estar no espaço ficcional através do kentuki. A segunda é a do espaço ficcional de ter um kentuki e as relações entre intimidade, exposição e vigilância. Analisaremos o espaço ficcional sob o ponto de vista da pesquisadora Claudia Barbieri (2019), que apresenta o espaço ficcional como um agente ativo da obra, em constante diálogo com as personagens e que compõe o que a autora chama de "cartografia simbólica". Em face desse contexto, indagamos: Como que o espaço ficcional funciona para conceber os elementos insólitos e ambientar a narrativa? Qual o contraste entre as duas esferas do espaço ficcional analisadas da obra?</span></p> Giovanna Suleiman das Dores, Fernanda da Cunha Correia Copyright (c) 2024 Giovanna Suleiman das Dores, Fernanda da Cunha Correia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16336 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Antes só do que mal acompanhado http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16347 <p>Este trabalho analisa os contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços" do livro <em>Plural de Fêmeas</em> (2021) de Sinara Foss, uma autora contemporânea de contos fantásticos e de terror. O estudo se concentra em elementos insólitos que evidenciam o horror como forma de denúncia social. A autora habilmente aborda a temática da vingança, inserindo situações de violência extrema que provocam repulsa e aflição. O estudo se baseia em teorias que relacionam o horror como crítica social. Essas narrativas destacam o protagonismo feminino na sociedade e na ficção, tanto na autoria quanto nas personagens.</p> Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Julia D'Auria Antuniassi Copyright (c) 2024 Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Julia D'Auria Antuniassi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16347 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Um olhar sobre o gótico na literatura brasileira http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16369 <p>Muitos dos produtos conhecidos no contexto literário gótico evidenciam autores estrangeiros. Tamanha a universalidade da escrita gótica, se investigarmos essa tendência também na literatura brasileira, observaremos que muitas obras carregam consigo essa possibilidade de análise. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar o conto ‘A dança dos ossos’, de Bernardo Guimarães, e seu caráter insólito, de modo a verificar como esse recurso é usado no conto para promover o medo. O artigo se configura como uma revisão de literatura com caráter analítico-descritivo. Poucos trabalhos destacam textos literários nacionais sob um olhar gótico, considerando a grandiosidade da literatura brasileira dentro desse aspecto.</p> <p>&nbsp;</p> Weslley Mayron Cunha Pacheco, Cosmo Jadson Alves Leite Copyright (c) 2024 Weslley Mayron Cunha Pacheco, Cosmo Jadson Alves Leite https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16369 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Destruição e resistência http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16374 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo pretende investigar os elementos insólitos da obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Os transparentes </span></em><span style="font-weight: 400;">(2013), de Ondjaki, a partir de uma perspectiva materialista. A análise é baseada na hipótese do Coletivo de Pesquisa de Warwick (WReC), segundo a qual a coexistência de elementos pré-capitalistas e capitalistas nos textos da periferia do mundo contemporâneo aparece, nas obras literárias, através de aspectos irrealistas que refletem as incoerências do sistema econômico. É esperado que a interpretação da relação entre características sobrenaturais e as inconsistências das periferias auxilie no desenvolvimento de leituras sistêmicas do romance em questão, assim como de outras obras. </span></p> Letícia Vital Ferreira Copyright (c) 2024 Letícia Vital Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16374 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 A experiência da pandemia pela visão da literatura fantástica: “As onças”, de Cristhiano Aguiar http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16377 <p>O presente artigo se pretende à análise das formas de representação da experiência pandêmica no conto “As onças”, de Cristhiano Aguiar. A partir da tensão entre as formas da narrativa fantástica e as demandas das questões sociais contemporâneas, é proposto um retorno às definições convencionais do gênero fantástico, a fim de se debater quais os limites e quais os interesses da utilização deste tipo de registro na representação da experiência da pandemia de covid-19 no Brasil, com ênfase nos discursos e práticas governamentais para controle e enfrentamento da emergência sanitária.</p> <p>&nbsp;</p> Vinícius Santos Loureiro Copyright (c) 2024 Vinícius Santos Loureiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16377 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300 Monstrificação feminina como ferramenta de disrupção e denúncia em “As coisas que perdemos no fogo” de Mariana Enriquez http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16328 <p>Este artigo tem como objetivo analisar o conto “As coisas que perdemos no fogo” (2016) de Mariana Enriquez, encontrado em sua obra de título homólogo, por meio de uma dimensão alegórica e temática, compreendendo como Enriquez se utilizou dos elementos do monstruoso construídos na narrativa como ferramenta de denúncia de problemáticas referentes à violência de gênero, incluindo a desumanização e objetificação sexual feminina, Cultura do Estupro. Assim como também propor uma reflexão da tradição de desumanização e “monstrificação” das mulheres no decorrer da história e suas repercussões atuais.</p> Santiago Daniel Dubra Copyright (c) 2024 Santiago Daniel Dubra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16328 Thu, 15 Feb 2024 00:00:00 -0300