http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/issue/feedCadernos de Pós-Graduação em Letras2024-11-07T21:06:44-03:00Cristhiano Aguiar/Elaine Cristinacadernosletras@mackenzie.brOpen Journal Systems<p>Os <strong><em>Cadernos de Pós-Graduação em Letras</em> (CPGL)</strong> objetivam abrir espaço para a produção discente, publicando trabalhos inéditos de alunos de mestrado, mestres, alunos de doutorado e doutores com no máximo dois anos de titulação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.</p> <p><strong>ISSN</strong> 1809-4163</p>http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17496Editorial2024-10-22T16:23:04-03:00Cristhiano Aguiarcristhiano.aguiar@mackenzie.brElaine Cristina Prado dos Santoselainecristina.santos@mackenzie.br2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cristhiano Aguiar, Elaine Cristina Prado dos Santoshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15976O acontecimento da Análise do Discurso2024-04-15T13:29:29-03:00Thiago Barbosa Soaresthiago.soares@mail.uft.edu.br<p>Este artigo objetiva refletir como o projeto Análise do Discurso, trazido por duas importantes obras, <em>A Arqueologia do Saber</em> de Michel Foucault e <em>Análise Automática do Discurso</em> de Michel Pêcheux, é tão caro para a compreensão do funcionamento discursivo e da extensão de seus efeitos em sociedade. Secundariamente traçaremos aspectos fundamentais dessas obras. Nos apontamentos teórico-metodológicos, levantaremos questões sobre o acontecimento específico de 1969. Delinearemos a conjuntura do desenvolvimento de uma ferramenta absoluta em sua emergência e em sua função inquiridora.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Thiago Barbosa Soareshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16149Mecanismos de nomeação na toponímia baiana colonial2024-04-26T14:46:18-03:00Iago Santiagoigsantiago@uefs.br<p>O presente trabalho consiste em um estudo toponímico em que foram analisados 212 topônimos de base portuguesa registrados em três mapas da Capitania da Bahia de Todos os Santos. O <em>corpus</em> foi extraído de documentos que se encontram disponíveis no acervo digital da Biblioteca Nacional e cuja datação foi atribuída entre o período de 1761 a 1807. Também é apresentada uma proposta de classificação dos mecanismos de nomeação voltada para a realidade brasileira. Foram identificados 104 processos de nomeação descritiva, 86 processos de toponimização e 22 híbridos. Por fim, destaca-se neste trabalho a contribuição descritiva da toponímia baiana do período colonial e a teórico-metodológica, a partir da proposta de análise dos mecanismos de nomeação.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Iago Santiagohttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16454Linguagem mercadológica em ambiente mobile2024-04-26T14:44:38-03:00Davi Rodriguesdavi3rodrigues@gmail.com<p>Considerando que o inglês o idioma mais estudada em ambiente mobile (SONNAD, 2016), o objetivo deste trabalho é observar como os desenvolvedores de um aplicativo, o ELSA Speak, descrevem-no em seu site, tendo em mente verificar a presença de uma linguagem mercadológica. Para tanto, considerou-se alguns conceitos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; BARROS, 1994; VOLÓCHINOV, 2018) para conduzir a análise. Ao final, foi possível perceber estratégias argumentativas de persuasão no texto características de uma linguagem mercadológica, que se deram, principalmente, pela idealização da busca de uma fala/pronúncia que se aproxime à de um nativo da língua estudada. Além disso, constatou-se um certo incentivo à individualidade no processo de aprendizagem, sendo o usuário responsável pelo seu progresso educativo e o aplicativo.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Davi Rodrigueshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15993Leitores e enamorados2024-05-21T15:07:36-03:00Mariane de Sousa Oliveiramarianesousaoliveira1@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é investigar a questão do amor em dois textos de Italo Calvino, a partir dos aspectos contato, abandono de tarefas, ausência e ciúme, tal como apontados por Roland Barthes em <em>Fragmentos de um discurso amoroso</em> (1981). Para tanto, tomamos como objetos de investigação dois personagens leitores (Leitor e Amedeo) e seus amores, presentes, respectivamente, no romance <em>Se um viajante numa noite de inverno</em> (1999) e no conto “A aventura de um leitor”, publicado na obra <em>Os amores difíceis</em> (2008), com a finalidade de observar a interação entre sujeitos e objetos do discurso amoroso nesses textos ficcionais de Calvino.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mariane de Sousa Oliveirahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16094Considerações acerca da construção dualista da realidade no Húmus de Raul Germano Brandão2024-03-19T13:44:20-03:00Gabriel Fallaci Fernandofallaci.gabriel@usp.br<p>O presente artigo pretende refletir sobre alguns aspectos do papel dos personagens residentes da Vila – lugar e não-lugar central do <em>Húmus</em> – brandoniana. Além disso, e mais especificamente, o artigo também pretende conferir foco à relação entre o narrador da obra e o personagem Gabiru, isso de forma a abrir possibilidades interpretativas acerca do funcionamento e da estruturação da obra de Raul Germano Brandão e também da dinâmica motriz do narrador da história através de uma análise literária que mescla a leitura psicanalítica em si.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriel Fallaci Fernandohttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16908Gramática Normativa: presença de traços da tradição greco-latina2024-04-01T13:59:32-03:00David Costacdaviddejesuscosta@gmail.com<p>Este trabalho tem como finalidade discutir uma possível tradição Lógico-prescritiva do que na atualidade compreendemos como Gramática Normativa. Tal ideia inicia-se com os grandes filósofos gregos – Platão e Aristóteles. Para aquele, não é possível fazer ciência através da linguagem, pois ela é depreendida como um instrumento que distorce a realidade. Já, Aristóteles compreende que é possível sim falar de um Lógos Verdadeiro e a disciplina que dará conta disso é a Lógica. Em seguida, falaremos da gramática de Dionísio da Trácia, discorreremos sobre a sua obra, quais características remetem à Lógica Aristotélica. Em seguida, o fundador da prescrição do português: João de Barros em 1540. E, finalmente, falaremos da gramática normativa de Rocha Lima, o que nela apresenta traços de uma tradição greco-latina.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 David Costahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16949Nas aulas de Língua Portuguesa, as tiras de Armandinho: efeitos de sentido por meio da análise linguístico-discursiva2024-04-05T11:51:47-03:00Cláudia Cintraclaucintra@hotmail.com<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">É notório o quanto as tirinhas de Armandinho são vistas e compartilhadas em redes sociais, pelos adolescentes que, por meio delas, expressam seus sentimentos, emoções e críticas. Desta forma, fazer uso delas nas aulas de Língua Portuguesa torna-se um excelente caminho para verificar-se os possíveis efeitos de sentidos provocados pela relação verbo-visual. O presente artigo propõe trabalhar as tirinhas em turmas dos anos finais com enfoque nas questões: Quais efeitos de sentidos emergem da relação verbo-visual nas tiras? Como esses efeitos de sentidos recebem, questionam, interpretam as temáticas abordadas nelas?</span></span></span></span></p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cláudia Cintrahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16980“Manifesto do movimento nacional em defesa do ensino médio sobre a medida provisória": uma análise sob a perspectiva da semântica global2024-05-02T13:40:01-03:00Raquel Marques da Silva Lagoaraquelmarques2004@gmail.com<p>Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise discursiva, sob a perspectiva da semântica global, do texto publicado no site da ANPEd intitulado, <em>Manifesto do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio sobre a Medida Provisória, </em>tendo por arcabouço teórico os estudos no campo da Análise do Discurso (AD) de Dominique Maingueneau (1989, 2000 e 2008) e os estudos realizados em Historiografia da Linguística (HL) por Konrad Koerner (2014) e Ronaldo Batista (2013 e 2020).</p> <p> </p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Raquel Marques da Silva Lagoahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16985Aproximações e afastamentos do galego e do português no debate na Galiza:2024-04-15T13:36:09-03:00Victor Hugo da Silva Vasconcellosvictorvasconcellos@uol.com.br<p>A Galiza passou a ter sua língua própria reconhecida: o galego. O <em>corpus</em> deste estudo foi composto por trechos do jornal galego Nós Diário e do jornal Folha de São Paulo. O problema é: desvelar qual é o impacto das formações ideológicas em relação à posição que a língua galega deve ocupar: isolada ou integrada ao português. Os objetivos da pesquisa foram: a) problematizar a situação atual da língua galega; b) teorizar as formações ideológicas; c) analisar o <em>corpus </em>a fim de revelar a influência ideológica na posição linguística do galego. As categorias discursivas para esta discussão foram: formações ideológicas (Pêcheux; Fuchs, 1997) e formações discursivas (Foucault, 2012).</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Victor Hugo da Silva Vasconcelloshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17010O componente didático da Grammatica portugueza: 1º anno para uso dos cursos primários (1932 [1905]), de Julio Pires Ferreira (1868-1930)2024-04-26T14:38:55-03:00Fábio Albert Mesquitafabioalbert97@gmail.com<p>Este artigo analisa o componente didático da<em> Grammatica portugueza: 1º anno para uso dos cursos primarios</em>, de autoria do professor e gramático Julio Pires Ferreira, publicada pela primeira vez em 1905 e adotada em escolas do estado de Pernambuco nas cinco primeiras décadas do século 20. Para realizar os movimentos analíticos, nos ancoramos no aporte teórico-metodológico da Historiografia da Linguística, nos termos expostos em Swiggers (2012, 2019), Koerner (2014) e Altman (2012). Como resultados, verificamos que a obra apresenta caráter preponderantemente prático, com definições simplificadas e concisas e com a inserção de exercícios que, em sua maioria, abordavam conhecimentos relacionados à análise metalinguística e à norma-padrão.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fábio Albert Mesquitahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17021Ensino de Língua Portuguesa: a leitura na perspectiva cognitivista sobre as narrativas infantis como objeto de ensino2024-04-26T14:37:54-03:00Simone Beltran Cassanisimonebc2@gmail.com<p>Este artigo, como um recorte da dissertação de mestrado situado na área do ensino de Língua Portuguesa, tem como objetivo discutir a leitura na perspectiva cognitivista com base em Kleiman (2016); Freire (2021), Coelho (2000), Meireles (2016) que versam sobre a leitura como visão de mundo, a Literatura Infantil, sua função e sua natureza formativa. O objeto de pesquisa constitui-se de narrativas infantis contadas ou lidas por um adulto, para uma criança, na escola ou no ambiente familiar, sendo o <em>corpus</em> o reconto dessas narrativas por crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, matriculadas na Educação Infantil em uma rede de ensino municipal do Estado de São Paulo.</p> <p> </p> <p> </p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Simone Beltran Cassanihttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17027As gramáticas dos linguistas no Brasil2024-04-29T13:41:42-03:00Rayssa Raquel Marinho da Silvarayssaredatora@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é investigar o posicionamento dos linguistas em relação à construção das gramáticas descritivas a partir de duas perguntas norteadoras: "O que é gramática?" e "Para que ensinar gramática?". Nas primeiras décadas do século 21, uma nova agenda de estudos linguísticos emergiu, dando origem às gramáticas produzidas por linguistas após a exposição das fragilidades teóricas, conceituais e empíricas da doutrina gramatical tradicional. Portanto, é de suma importância compreender como essa agenda molda as novas gramáticas e responde às perguntas levantadas. O corpus analisado compreende as obras de Mário Perini, "A gramática descritiva do português" (2005) e "A Gramática do Português Brasileiro" (2010), além de "A nova gramática do português brasileiro" (2010) de Ataliba Castilho.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rayssa Raquel Marinho da Silvahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17030O ensino de língua portuguesa em gramáticas brasileiras oitocentistas2024-04-30T16:30:39-03:00Emily Gonçalves de Medeiros Ferreiraemily.gmf@outlook.com<p>O artigo reflete sobre a gramaticografia brasileira oitocentista e sua relação com o ensino de língua portuguesa, a partir de uma perspectiva historiográfica (Koerner, 2014a, 2014b; Swiggers, 2013, 2019, 2020). Primeiramente, apresenta-se um breve panorama da atmosfera intelectual do século 19 na qual se inscreve a produção gramatical brasileira do português. Em seguida, analisam-se questões sobre o ensino de língua portuguesa que atravessam as gramáticas de Beserra (1861), Villeroy (1870), Pacheco e Lameira (1887) e Ribeiro (1889), com foco nos <em>paratextos </em>dessas gramáticas, na biobibliografia dos autores e em sua autopercepção refletida nas obras.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Emily Gonçalves de Medeiros Ferreirahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17036Análise do Discurso por meio de textos multimodais nas aulas de língua portuguesa2024-05-02T13:45:21-03:00Edmar Ferreira de Matosedmarfmatos@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Muitos professores aplicam conceitos da Análise do Discurso (AD) em suas aulas, mas sem a percepção dessa prática na Educação Básica. Assim, temos como objetivo propor uma reflexão sobre a interdiscursividade presente nas tirinhas de Armandinho, sob o aporte teórico da AD em estudiosos como Dominique Maingueneau (2000, 2008, 2015). Justificamos nossa escolha nas tirinhas de Armandinho pelo seu caráter crítico-reflexivo e humorístico ao se apropriar de contextos sociais. Os resultados revelam que tanto a linguagem verbal quanto a linguagem não-verbal se relacionam com a exterioridade e os de efeitos de sentidos refletem as condições ideológicas atravessadas nos discursos.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Edmar Ferreira de Matoshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17038O "Partido" do Movimento "Escola sem Partido"2024-05-02T13:46:03-03:00Guilherme Maranoguilhermemarano@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar a Proposta de Lei 246/2019 de autoria da<br>deputada Bia Kicis que visava a implementação do movimento intitulado “Escola Sem Partido”<br>nas escolas brasileiras. Tal análise está focada em problemas internos e externos do texto<br>original da PL. Nossa pesquisa foi baseada nas obras de Althusser (1970) e Bakhtin (1929)<br>com alguns comentários baseados em Paulo Freire (1974). Encontramos contradições internas<br>do texto e problemas referentes às definições de “ideologia”, “doutrinação” e do próprio papel<br>do professor na sala de aula.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Guilherme Maranohttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17041 A prova de redação do Enem PPL: possíveis diálogos para uma educação crítico‑reflexiva2024-05-02T13:52:56-03:00Marta Souzasmarta_s@hotmail.com<p><strong>Resumo: </strong>Objetiva-se apresentar algumas considerações sobre a relevância de pensar o ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade- PPL como um convidativo para a construção de espaços de discussões sobre temáticas socialmente relevantes e que conduzam o estudante ao desenvolvimento de suas competências discursivas para uma atuação crítica-reflexiva diante de problemas públicos. Amparado aos estudos de Freire sobre Educação, de Maingueneau sobre as competências e de Abarge em relação à Educação na prisão e com a análise da prova de redação de 2016, inferimos que a estrutura organizacional da proposta possibilita ao candidato recursos para que seja possível o desenvolvimento de seu próprio texto, com a disponibilização de recursos que propiciem a compreensão da temática.</p> <p> </p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marta Souzahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17047Uma proposta para trabalhar o pluricentrismo lusófono na educação básica2024-05-02T23:56:56-03:00Lourenzo Guidoni Maragnilourenzoguidoni@gmail.comThiele Piottothielepiotto@gmail.com<p>O presente artigo oferece uma proposta didática para ser desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Tendo em vista que grande parte do alunado limita a cultura lusófona somente ao Brasil e a Portugal, a proposta objetiva a difusão do pluricentrismo lusófono dos nove países que utilizam a língua oficialmente. A sequência é pensada para apresentar alguns aspectos culturais e linguísticos das culturas lusoparlantes de forma que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e envolvente para o aluno contemporâneo.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lourenzo Guidoni Maragni, Thiele Piottohttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17045Continuidades e descontinuidades2024-05-02T17:34:01-03:00Natalí Da Mascena de Souzanatali.dmds@gmail.com<p>O presente artigo objetiva apresentar uma análise acerca da perspectiva do progresso em estudos sobre a língua portuguesa, sob autoria de Manuel Said Ali (1853-1961), tendo como aporte teórico-metodológico a Historiografia Linguística (HL), de modo a revelar as descontinuidades e continuidades nesse processo. Tencionamos verificar de que modo o autor concebe e explana a questão, em excertos selecionados de duas de suas obras: <em>Dificuldades da Língua Portuguesa</em> (2008 [1908]) e <em>Gramática Histórica da Língua Portuguêsa</em> (1964 [1931]). Pretendemos, com isso, estabelecer a aplicação de um conceito pertinente dentro dos estudos sobre a nossa língua, registrado por um gramático brasileiro do século XX.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Natalí Da Mascena de Souzahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17048Educação jurídica a partir da linguagem simples: por uma educação crítica, democrática e desinibidora2024-05-02T14:01:10-03:00Anthony Charles de Novaes da Silvaanthonyavlis@hotmail.com<p>Este artigo aborda a intersecção entre Educação e Linguística, destacando a importância da aplicação da técnica de comunicação denominada Linguagem Simples nos cursos de Direito no ensino superior, explorando como a adoção dessa abordagem pode aprimorar a compreensão, a participação e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.</p> <p>Referida técnica visa a tornar a informação mais clara e compreensível, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação, promovendo a inclusão social e uma educação mais significativa e verdadeiramente transformadora – para alunos e sociedade.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Anthony Charles de Novaes da Silvahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17059As memórias identitárias na gramática do século XIX2024-05-05T23:40:52-03:00Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimentoaparesilvania5@gmail.comLarissa de Farias Silveiralarissafariaslf2@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo identificar as marcas da memória linguística indígena e africana na obra "Noções de grammatica portugueza", de Silva Junior e Andrade (1887). Para alcançar nosso propósito, utilizamos a metodologia da Historiografia Linguística, de Koerner (1996). A fundamentação teórica centra-se em Pollak (1992), Nora (1993), Biderman (2002) e Hall (2006). Nossas análises revelam que na segunda metade do século XIX as palavras de origem africana e indígena contribuíram para moldar a identidade nacional brasileira, destacando a relevância da língua como instrumento simbólico da afirmação cultural de uma nação.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Larissa de Farias Silveirahttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17057"Conto de Escola", de Machado de Assis: uma perspectiva sobre a educação básica no Brasil2024-05-05T23:44:12-03:00Katia Melchiadeskatiamelchiades75@gmail.com<p>"Conto de Escola", de Machado de Assis, analisa a exclusão no sistema educacional brasileiro do século XIX, em que poucas crianças tinham acesso à escola. A obra expõe o ambiente escolar opressor da época, bem como a corrupção e o patriarcalismo. O autor, possivelmente baseando-se em suas próprias experiências, critica a agressão, o autoritarismo e a desonestidade presentes na sociedade através das personagens. Fazendo com que sua obra reflita a sociedade, ampliando a compreensão do leitor em relação ao contexto sociocultural da época.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Katia Melchiadeshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17497Apresentação2024-10-22T16:26:06-03:00Nancy Casagrandenancy.casagrande@mackenzie.brNeusa Barbosa Bastosneusamaria.bastos@mackenzie.br2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Nancy Casagrande, Neusa Barbosa Bastoshttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17495 Páginas Iniciais 2024-10-22T16:19:37-03:00Cadernos de Pós-Graudação em Letrascadernosletras@mackenzie.br2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós-Graudação em Letras