http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/issue/feed Cadernos de Pós-Graduação em Letras 2024-02-15T15:00:27-03:00 Cristhiano Aguiar/Elaine Cristina cadernosletras@mackenzie.br Open Journal Systems <p>Os <strong><em>Cadernos de Pós-Graduação em Letras</em> (CPGL)</strong> objetivam abrir espaço para a produção discente, publicando trabalhos inéditos de alunos de mestrado, mestres, alunos de doutorado e doutores com no máximo dois anos de titulação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.</p> <p><strong>ISSN</strong> 1809-4163</p> http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16806 Páginas Iniciais 2024-02-15T14:36:35-03:00 Cadernos de Pós-Graudação em Letras cadernosletras@mackenzie.br 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós-Graudação em Letras http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15848 Sentidos do patrimônio urbano em São Paulo e Lisboa 2023-07-04T14:31:29-03:00 Micaela Altamirano micaela.alt@gmail.com <p>Este artigo dedica-se a investigar as dinâmicas identitárias articuladas em monumentos que ocupam os espaços públicos de Lisboa e São Paulo, duas metrópoles atravessadas e interconectadas pelo passado colonial. Selecionamos figuras que foram alvo de recentes atos de protesto: a estátua do bandeirante Borba Gato (1963) em São Paulo, e a do Jesuíta Padre António Vieira (2017) em Lisboa. Com base na teoria da semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus desdobramentos na sociossemiótica de Eric Landowski, propomos desenvolver uma análise dos modos de presença destes monumentos no espaço público, os valores e identidades manifestos e a posição atribuída às alteridades, contestada no presente.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Micaela Altamirano http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16807 Editorial 2024-02-15T14:39:55-03:00 Cadernos de Pós Graduação em Letras cadernosletras@mackenzie.br 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós Graduação em Letras http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16274 O insólito do curta-metragem Bao 2023-07-04T14:30:04-03:00 William Takenobu Akamine utakamine@yahoo.com.br <p>Em seus estudos, Tzvetan Todorov contribuiu para as definições dos saberes da literatura e os gêneros do fantástico. Sendo descrita por fenômenos, espaços ou situações que evadem a percepção do leitor e do personagem. O fantástico é permeado pela hesitação e permitirá conduzi-lo em narrativas através de diferentes perspectivas dos intérpretes da diegese. Assim, para este estudo será examinado a narrativa presente em produtos audiovisuais, a animação <em>Bao </em>criada pelos estúdios <em>Pixar </em>e <em>Disney</em>. Serão examinados os elementos insólitos e quais os efeitos de sentidos são permitidos analisar sob o olhar dos gêneros do fantástico designados por Todorov, edificados por meio da narrativa em computação gráfica.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 William Takenobu Akamine http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16300 O Fantástico em "Os olhos que comiam carne", de Humberto de Campos 2023-07-19T13:50:19-03:00 Luis Fernando Ribeiro Almeida profalmeidafernando@gmail.com <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Tomando a literatura como um campo cruzado por diferentes saberes, ou seja, há na tessitura literária pontos de diálogo entre formas distintas de apreensão do mundo, este artigo discute a presença de elementos do fantástico no conto </span></span><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Os olhos que comiam carne</span></span></em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">, do escritor maranhense Humberto de Campos (1866-1934). Partindo das discussões pontuadas por T. Todorov (2007), foi possível verificar que o conto analisado apresenta tais elementos, entrelaçados por uma atmosfera de ficção científica, despertando o horror no leitor. &nbsp;</span></span></p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luis Fernando Ribeiro Almeida http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16317 Escavações no insólito-grotesco 2023-07-26T20:01:02-03:00 Luciéle Bernardi de Souza lucielebernardi@gmail.com <p>Este trabalho propõe uma reflexão sobre o insólito ficcional em sua coalisão com o grotesco, enquanto estéticas contemporâneas, atualizadas e pertencentes ao século XXI, apesar de suas longas e conhecidas trajetórias conceituais. Por meio da análise da narrativa <em>Buraco</em>, com um olhar especial para a personagem principal e seu comportamento com relação ao evento insólito que irrompe, além de um passeio por outras narrativas curtas presentes na obra <em>O livro das cousas que acontecem</em> (2003), do escritor Daniel Pellizzari, buscou-se verificar onde e como o insólito-grotesco manifesta-se. A partir da mencionada leitura, verificou-se que estas categorias podem atualizar a maneira como entendermos o mundo contemporâneo, sua dinâmica, seu tempo, suas demandas, pois tencionam nossa relação com o mundo real ao evidenciar, muitas vezes, a aceitação do absurdo travestido de racionalidade.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luciéle Bernardi de Souza http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16332 Insólito e religiosidade afro-brasileira no conto "Lua Cheia", de Cidinha da Silva 2023-07-31T14:21:14-03:00 Allan Cordeiro allancordeiro100@hotmail.com Bruno Barbosa Teixeira bruno.b.t@hotmail.com <p>As lendas urbanas e os relatos populares brasileiros são permeados pelos elementos insólitos e compõem um universo imaginário reconhecido e difundido na sociedade. As narrativas religiosas, por sua vez, partem do pressuposto da fé e contam, de diferentes maneiras, com enredos marcados pelas imagens insólitas. É dessa forma que Cidinha da Silva, escritora mineira, constitui o conto <em>Lua Cheia</em>, objeto deste estudo. Com referências religiosas mais veladas do que costumamos encontrar em outras narrativas de sua autoria, esse conto aponta uma chave de leitura singular alinhada ao restante da coletânea <em>Um Exu em Nova York</em> (2018).</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Allan Cordeiro, Bruno Barbosa Teixeira http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16335 O luto como desencadeador do insólito e do duplo no livro Alice em Sonhos 2023-07-31T14:22:25-03:00 Thayenne Nascimento thayhistoria@gmail.com <p><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">O livro </span></span><em><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">Alice em Sonhos</span></span></em><span class="TextRun SCXW247326575 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">, de autoria do escritor niteroiense Leslie Lothar C. Hein, publicado em 2021, será analisado a partir da seguinte pergunta norteadora: como o insólito e o duplo são desencadeados pelo luto que a personagem principal, Alice, vive? Compondo o universo atual da literatura fantástica e do insólito ficcional, essa obra será pautada a partir das ideias de “entre” e “tensão”, desenvolvidas pelos pesquisadores Manuel </span><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0">Antonio</span><span class="NormalTextRun SCXW247326575 BCX0"> de Castro e Fábio Santana Pessanha, ambos da UFRJ. Nosso objetivo é destacar o papel do luto como chave desencadeadora do insólito na narrativa e do duplo na personagem principal, sendo o duplo entendido como um simulacro platônico.</span></span></p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Thayenne Nascimento http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16336 Entre o ser e o ter: O espaço ficcional na construção do insólito em Kentukis, de Samantha Schweblin 2023-07-31T14:25:31-03:00 Giovanna Suleiman das Dores gigidores@gmail.com Fernanda da Cunha Correia fernandaccorreia@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho visa refletir a respeito da construção espacial e dos recursos narrativos utilizados para a construção do insólito na obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Kentukis</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2018), de Samanta Schweblin. Consideraremos o espaço ficcional em duas esferas. A primeira é a do espaço ficcional de ser um kentuki e a ambivalência do espaço ocupado pela personagem de estar e não-estar no espaço ficcional através do kentuki. A segunda é a do espaço ficcional de ter um kentuki e as relações entre intimidade, exposição e vigilância. Analisaremos o espaço ficcional sob o ponto de vista da pesquisadora Claudia Barbieri (2019), que apresenta o espaço ficcional como um agente ativo da obra, em constante diálogo com as personagens e que compõe o que a autora chama de "cartografia simbólica". Em face desse contexto, indagamos: Como que o espaço ficcional funciona para conceber os elementos insólitos e ambientar a narrativa? Qual o contraste entre as duas esferas do espaço ficcional analisadas da obra?</span></p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Giovanna Suleiman das Dores, Fernanda da Cunha Correia http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16347 Antes só do que mal acompanhado 2023-08-07T19:51:39-03:00 Lucas Matheus da Silva de Carvalho lucas.matheus.silva@uel.br Julia D'Auria Antuniassi julia.dauria.antuniassi@uel.br <p>Este trabalho analisa os contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços" do livro <em>Plural de Fêmeas</em> (2021) de Sinara Foss, uma autora contemporânea de contos fantásticos e de terror. O estudo se concentra em elementos insólitos que evidenciam o horror como forma de denúncia social. A autora habilmente aborda a temática da vingança, inserindo situações de violência extrema que provocam repulsa e aflição. O estudo se baseia em teorias que relacionam o horror como crítica social. Essas narrativas destacam o protagonismo feminino na sociedade e na ficção, tanto na autoria quanto nas personagens.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Julia D'Auria Antuniassi http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16369 Um olhar sobre o gótico na literatura brasileira 2023-08-11T14:59:42-03:00 Weslley Mayron Cunha Pacheco wesscunha75@gmail.com Cosmo Jadson Alves Leite Cosmoalves1995@gmail.com <p>Muitos dos produtos conhecidos no contexto literário gótico evidenciam autores estrangeiros. Tamanha a universalidade da escrita gótica, se investigarmos essa tendência também na literatura brasileira, observaremos que muitas obras carregam consigo essa possibilidade de análise. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar o conto ‘A dança dos ossos’, de Bernardo Guimarães, e seu caráter insólito, de modo a verificar como esse recurso é usado no conto para promover o medo. O artigo se configura como uma revisão de literatura com caráter analítico-descritivo. Poucos trabalhos destacam textos literários nacionais sob um olhar gótico, considerando a grandiosidade da literatura brasileira dentro desse aspecto.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Weslley Mayron Cunha Pacheco, Cosmo Jadson Alves Leite http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16374 Destruição e resistência 2023-08-15T15:07:13-03:00 Letícia Vital Ferreira leticia.vital.ferreira@usp.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo pretende investigar os elementos insólitos da obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Os transparentes </span></em><span style="font-weight: 400;">(2013), de Ondjaki, a partir de uma perspectiva materialista. A análise é baseada na hipótese do Coletivo de Pesquisa de Warwick (WReC), segundo a qual a coexistência de elementos pré-capitalistas e capitalistas nos textos da periferia do mundo contemporâneo aparece, nas obras literárias, através de aspectos irrealistas que refletem as incoerências do sistema econômico. É esperado que a interpretação da relação entre características sobrenaturais e as inconsistências das periferias auxilie no desenvolvimento de leituras sistêmicas do romance em questão, assim como de outras obras. </span></p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Letícia Vital Ferreira http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16377 A experiência da pandemia pela visão da literatura fantástica: “As onças”, de Cristhiano Aguiar 2023-08-15T15:19:25-03:00 Vinícius Santos Loureiro loureiro.vn@gmail.com <p>O presente artigo se pretende à análise das formas de representação da experiência pandêmica no conto “As onças”, de Cristhiano Aguiar. A partir da tensão entre as formas da narrativa fantástica e as demandas das questões sociais contemporâneas, é proposto um retorno às definições convencionais do gênero fantástico, a fim de se debater quais os limites e quais os interesses da utilização deste tipo de registro na representação da experiência da pandemia de covid-19 no Brasil, com ênfase nos discursos e práticas governamentais para controle e enfrentamento da emergência sanitária.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vinícius Santos Loureiro http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16328 Monstrificação feminina como ferramenta de disrupção e denúncia em “As coisas que perdemos no fogo” de Mariana Enriquez 2023-07-31T14:19:29-03:00 Santiago Daniel Dubra dubrasantiago@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar o conto “As coisas que perdemos no fogo” (2016) de Mariana Enriquez, encontrado em sua obra de título homólogo, por meio de uma dimensão alegórica e temática, compreendendo como Enriquez se utilizou dos elementos do monstruoso construídos na narrativa como ferramenta de denúncia de problemáticas referentes à violência de gênero, incluindo a desumanização e objetificação sexual feminina, Cultura do Estupro. Assim como também propor uma reflexão da tradição de desumanização e “monstrificação” das mulheres no decorrer da história e suas repercussões atuais.</p> 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Santiago Daniel Dubra http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16808 Apresentação 2024-02-15T14:44:18-03:00 Ana Lúcia Trevisan analucia.pelegrino@mackenzie.br Cristhiano Motta Aguiar cristhiano.aguiar@mackenzie.br 2024-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Trevisan, Cristhiano Motta Aguiar