O ensino do inglês na escola pública e o pós-método de Kumaravadivelu: uma realidade possível

Autores

  • Andréia Maria Moura de Gouveia Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12598:publicacoes&Itemid=859> Acesso em: 27 de maio de 2015.

__________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Bases Legais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.

__________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/14_24.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles – An Interactive Approach to Language Pedagogy. 3rd ed. Pearson Longman, 2007.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. Em: Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. Maria Antonieta Alba Celani (org.). p. 147-161. São Paulo: EDUC, 1997.

CELANI, Maria Antonieta Alba e COLLINS, Heloisa. Formação Contínua de Professores em Contexto Presencial e a Distância: Respondendo aos Desafios. Em: Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Leila Barbara e Rosinda de Castro Guerra Ramos (org.). p. 69-105. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

HANNA, Vera Lucia Harabagi. Línguas Estrangeiras: o ensino em um contexto cultural. São Paulo: Editora Mackenzie, 2012.

KRAMSCH, Claire. Context and Culture in Language Teaching. 5th ed. Oxford: Oxford University Press, 2001.

KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching. TESOL Quarterly, vol. 26, No. 1, 27-50. 1994. Disponível em: <http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/1994%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Condition.pdf> Acesso em 10 de setembro de 2016.

__________. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, vol. 35, No. 4, 537-560, Winter 2001. Disponível em: <http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 10 de setembro de 2016.

__________. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven, C.T.: Yale University Press. 2003.

__________. Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod. ESL & Applied Linguistics Professional Series. Mahwah, New Jersey, Taylor & Francis e-Library, 2008.

NUNAN, David. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

PRABHU, N. S. There is no Best Method – Why? TESOL Quartely, v. 24, n. 2, p. 161-176, 1990.

RICHARDS, Jack C. Curriculum Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

___________. Communicative Language Teaching Today. Cambridge University Press, 2006.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2012. Disponível em: < http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/782.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Gouveia, A. M. M. de. (2017). O ensino do inglês na escola pública e o pós-método de Kumaravadivelu: uma realidade possível. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 16(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9886