Compreensão leitora

Retrospectivas e perspectivas acerca da (re)construção do sentido textual

Autores

  • Ademir Paulo Giraldello Paulo Giraldello Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Psicolinguística, Leitura, Compreensão

Resumo

A compreensão de um texto configura o objetivo geral de um leitor perante a leitura. Com base nisso, questiona-se como ocorre a compreensão leitora do prisma psicolinguístico. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, sintetizando-se um dos mais influentes modelos de compreensão textual – o de Kintsch e van Dijk (1978). Constatou-se que, a fim de compreender um texto, o leitor vale-se de uma série de macrorregras/macroestratégias para selecionar proposições textuais mais relevantes com vistas a construir uma representação mental coerente do que foi lido. Por conseguinte, a compreensão leitora é uma tarefa cognitiva que demanda a integração do input linguístico com o conhecimento prévio do leitor.

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Biografia do Autor

Ademir Paulo Giraldello Paulo Giraldello, Universidade Federal da Fronteira Sul

Ademir Paulo Giraldello é mestre em Estudos Linguísticos/Psicolinguística pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017) e licenciado em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Referente a campos de atuação, tem atuado nas áreas de (i) Morfossintaxe, de (ii) Linguística Textual e de (iii) Estilística. Interesses de pesquisa concentram-se em processos psicolinguísticos de compreensão e de produção de textos, bem como em práticas de letramento. Atualmente, é professor titular na rede particular de ensino. Atua, ademais, como tradutor e revisor linguístico.

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Paulo Giraldello, A. P. G. (2021). Compreensão leitora: Retrospectivas e perspectivas acerca da (re)construção do sentido textual. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(3), 96–109. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13416