Elementos de referenciação no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas
Palavras-chave:
Capacidade linguístico-discursiva, Anáfora direta, Artigo de opiniãoResumo
O tema desse trabalho é propor atividades em que o uso de elementos de referenciação auxiliem no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas em sala de aula. Seu objetivo principal é de oportunizar uma familiaridade com as anáforas diretas, criando condições para que os alunos desenvolvam habilidades de construção e reconstrução de textos coerentes e bem estruturados. As atividades propostas integram o módulo de uma Sequência Didática para produção textual de artigo de opinião e reafirmam a importância do emprego da anáfora direta como estratégia de referenciação estabelecendo-a como instrumento de construção de sentidos na produção textual.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. P. Sequência didática: artigo de opinião. 2001. Disponível em: http://efpava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/331586,745,D95/Assets/estrutura/arquivos/modulo4-artigo-de-opiniao.pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 1999.
CAVALCANTE, M. C. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2016.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2018.
MACHADO, A. R. Linguagem e educação: o ensino e aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MARQUES DE MELO, J.: ASSIS, F. de. Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOUZA, L. V. de. As proezas das crianças em textos de opinião. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.