Elementos de referenciação no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas

Autores

  • Líllyan Gonçalves Rodrigues de Oliveira Lisboa Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Capacidade linguístico-discursiva, Anáfora direta, Artigo de opinião

Resumo

O tema desse trabalho é propor atividades em que o uso de elementos de referenciação auxiliem no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas em sala de aula. Seu objetivo principal é de oportunizar uma familiaridade com as anáforas diretas, criando condições para que os alunos desenvolvam habilidades de construção e reconstrução de textos coerentes e bem estruturados. As atividades propostas integram o módulo de uma Sequência Didática para produção textual de artigo de opinião e reafirmam a importância do emprego da anáfora direta como estratégia de referenciação estabelecendo-a como instrumento de construção de sentidos na produção textual.

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Biografia do Autor

Líllyan Gonçalves Rodrigues de Oliveira Lisboa, Universidade de Taubaté

Tenho graduação em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (2003); especialização em Língua Portuguesa: Gramática e uso pela Universidade de Taubaté(2009); e sou mestranda em Línguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Atualmente sou professora da Fundação Hélio Augusto de Souza. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Referências

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Lisboa, L. G. R. de O. (2021). Elementos de referenciação no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(3), 110–125. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12600