Chamada para publicação 2020: dossiê temático

2019-11-29

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O presente dossiê propõe reunir reflexões que focalizem o trabalho com as práticas de produção textual no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, em contextos de língua portuguesa e de língua adicional. A escolha dessa temática se dá a partir da importância de se discutir a pluralidade das práticas de produção textual em contextos variados e, dessa forma, ampliar os debates sobre múltiplas formas de realização da escrita de acordo com os gêneros discursivos que circulam nas esferas de atividades humanas. Considera-se que, nos últimos anos, as práticas de produção de textos nos âmbitos escolar e acadêmico vêm recebendo mais atenção de professores, pesquisadores a autores de livros didáticos. Atualmente, parece haver consenso quanto à necessidade de se orientar a escrita conforme as condições de produção, com o fim de que o texto cumpra uma função social e tenha interlocutores reais, e quanto à concepção de escrita como processo que inclui também a revisão textual e a reescrita como etapas. Assim, aceitam-se trabalhos que produzam discussões proveitosas para o estudo das práticas de produção textual circunscrita ao quadro das teorias enunciativo-discursivas, tais como a derivada do Círculo de Bakhtin,  privilegiando os gêneros discursivos, além de outras vertentes do conhecimento, como, por exemplo, o Interacionismo Sóciodiscursivo (ISD) e o trabalho na perspectiva de gêneros textuais, os estudos dos (multi)letramentos, das tecnologias digitais de informação e comunicação, dentre outros. Deseja-se, contudo, que as relações apontadas entre as teorias escolhidas explorem a produção textual em seus aspectos textuais, enunciativos e/ou discursivos, além das múltiplas semioses inseridas na produção de sentido.

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