Concepção de professores sobre a inclusão do aluno com autismo: uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Fernanda Delai Lucas Adurens Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Camila Mugnai Vieira Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Resumo

A inclusão escolar de alunos com autismo é complexa, pois ultrapassa o aspecto pedagógico, envolvendo também questões comportamentais, sociais e afetivas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar as concepções de professores sobre o processo de inclusão escolar de pessoas com autismo. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO) a partir de termos relacionados ao tema, com critérios de inclusão como: artigos em português, disponíveis na íntegra e gratuitamente on-line e publicados nos últimos dez anos. Foram encontrados e analisados 13 artigos. Os resultados apontaram as dificuldades dos educadores com a inclusão do autismo, a importância da capacitação, mas também a disponibilidade destes para aprender. Verificou-se a necessidade de materiais didáticos de qualidade, apoio de uma equipe multiprofissional e atendimento aos familiares.

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Publicado

18-01-2019

Edição

Seção

Artigos