Défict Habitacional Qualitativo de Belo Horizonte: Metodologia Aplicada para Melhoria das Habitações Existentes de Baixa Renda
Keywords:
Déficit qualitativo. Programa habitacional. Metodologia de projeto.Abstract
Este artigo diz respeito ao déficit qualitativo das moradias de baixa renda em Belo Horizonte. O trabalho propõe o estudo de uma metodologia dentro de moldes que vêm sendo propostos nos últimos anos pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (URBEL), para melhorar a qualidade do estoque habitacional existente. Por meio de um estudo de caso é realizada uma análise do programa municipal “Família Cidadã: Cidade Solidária”, lançado em outubro de 2009, que preconiza a requalificação de unidades habitacionais existentes. O artigo visa apresentar a metodologia, inserindo-a dentro de uma trajetória política que tem gerado a possibilidade de uma atuação qualitativa nas intervenções municipais; o objetivo é também identificar ganhos reais trazidos pela aplicação do programa quanto a quesitos tais como a sustentabilidade em sua concepção mais ampla e o resgate da dignidade do habitante. Inicialmente é traçada uma evolução das políticas públicas municipais em Belo Horizonte, que têm avançado na busca de mais qualidade nas intervenções. Em seguida é apresentado um estudo de caso demonstrando as etapas de aplicação da metodologia, que representa uma perspectiva promissora para abordagens sustentáveis e includentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the Project simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the Project with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately for the non-exclusive distribution of the version of the Project published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), indicating that it was originally published in this journal, with a link to the article.