METODOLOGIA DE PROJETO EM DESIGN: ENSINO EM UMA REALIDADE COMPLEXA QUE BUSCA A SUSTENTABILIDADE.

Autores

  • Ivo Eduardo Roman Pons

Palavras-chave:

metodologia, projeto, design, sustentabilidade, ensino, methodology, sustainability, education..

Resumo

Esta pesquisa versa sobre o ensino de metodologia de projeto de cursos em Design, Desenho Industrial e similares com habilitação em Projeto de Produto em Instituições de Ensino Superior (IES). Neste trabalho são discutidas as metodologias aplicadas às disciplinas lecionadas na habilitação em questão, bem como sua eficácia na preparação do egresso para o enfrentamento dos problemas complexos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Embasado em uma ampla pesquisa de campo, que apontou as principais bibliografias apresentadas pelos cursos de Design, a pesquisa arguiu também professores que lecionam a disciplina de Projeto e Metodologia de Projeto de Produto na IES, bem como seus egressos. As principais bibliografias empregadas foram analisadas, e suas características fundamentais destacadas. Uma linha do tempo a respeito de sustentabilidade e um mapa de complexibilidade auxiliaram a comparação e crítica das estruturas metodológicas de projeto atualmente empregadas, tendo como resultado final uma discussão crítica e indicação de mudanças necessárias ao ensino de metodologia de projeto nos cursos de design no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

PONS, I. E. R. METODOLOGIA DE PROJETO EM DESIGN: ENSINO EM UMA REALIDADE COMPLEXA QUE BUSCA A SUSTENTABILIDADE. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 2, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6079. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações