A Reabilitação do Património como Factor de Desenvolvimento Regional: Os Modelos da Beira Interior

Autores

  • Luísa Reis Paulo

Palavras-chave:

Reabilitação do Património, Modelo de Aldeia, Beira Interior, Rehabilitation of Heritage, Village Model, Rehabilitación del Patrimonio, Model Village

Resumo

No quadro da problemática da desertificação da Região Centro, da Beira Interior de Portugal, surgiram modelos de intervenção, de valorização e requalificação do património, como estratégias de desenvolvimento local e regional. Sustentando-se nos paradigmas e métodos de reabilitação do património, este estudo visa identificar e caracterizar os diferentes programas e respectivos modelos de Aldeia da Beira Interior. Estes modelos de intervenção — Aldeia Histórica e Aldeia do Xisto — têm como objectivo comum inverter as tendências de abandono das povoações e contrariar o estado de degradação progressiva da paisagem e do património construído. Os estudos realizados e a observação do trabalho desenvolvido nos últimos anos, no quadro dos Programas das Aldeias, permitem verificar que é possível inverter as tendências de desagregação e desertificação dos territórios e comunidades no interior do país. Esta investigação possibilitou ainda, a constituição de um banco de dados, a actualização dos modelos de Aldeia, a aplicação de princípios e orientações de apoio à implementação e operatividade nas intervenções; e a transferência de conhecimentos científicos e técnicos para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

PAULO, L. R. A Reabilitação do Património como Factor de Desenvolvimento Regional: Os Modelos da Beira Interior. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 19, 2011. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6038. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambiente Construído, Memória e Identidade