Clusters como Novas Possibilidades de Regeneração Urbana e Reestruturação Produtiva: O Caso do Porto Digital, Recife
Palavras-chave:
Clusters, reestruturação produtiva, desenvolvimento local, Porto Digital, RecifeResumo
Este artigo trata do caso do Porto Digital em Recife enquanto exemplo de cluster, ou núcleo formado por pequenas e médias empresas do mesmo setor produtivo, junto com outros agentes de pesquisa, desenvolvimento e poder local, reunidos em um mesmo espaço. Situa-se no Bairro do Recife Antigo, que tem sido objeto de importantes iniciativas de revitalização desde os anos 1990 - completadas, mais recentemente, pela implantação de infra-estrutura e incentivos para a instalação de empresas de ponta voltadas à Tecnologia de Informação e Comunicação. Articulada pelo governo estadual, a iniciativa do Porto Digital conta com seu próprio Plano de Desenvolvimento e um Núcleo de Gestão. Embora ainda em fase inicial, o projeto encontra-se bastante adiantado e apresenta alguns resultados animadores. A experiência mostra que os clusters são capazes de alavancar processos de regeneração urbana de áreas em vias de reestruturação produtiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.