Fazendo Arquitetura, Pensando Arquitetura: Novas Perspectivas na Teoria do Projeto
Palavras-chave:
arquitetura, teoria do projeto, epistemologia.Resumo
Este artigo propõe um programa de investigação voltado para o estudo de como se organizam os saberes arquitetônicos na prática projetual. A indagação epistemológica não se opõe às abordagens metodológicas do projetar, mas as relativizam, problematizando eventuais pretensões normativas universais. O estatuto epistêmico do projeto de arquitetura é apresentado, neste sentido, como aberto a possibilidades de realização que assumem um caráter local, isto é, implicam o reconhecimento de um campo restrito de critérios de aplicabilidade. Para esboçar uma matriz disciplinar estendida entre um campo de "configurações" e "projetos", são propostas categorias constitutivas do campo discursivo nela implicado, distribuídas em três domínios: dos objetos, dos saberes e das práticas. Esta categorização se abre à discussão crítica sobre a especificidade epistêmica do pensamento arquitetônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.