Fazendo Arquitetura, Pensando Arquitetura: Novas Perspectivas na Teoria do Projeto

Autores

  • Rogério de Castro Oliveira Centro Universitário Ritter dos Reis Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

arquitetura, teoria do projeto, epistemologia.

Resumo

Este artigo propõe um programa de investigação voltado para o estudo de como se organizam os saberes arquitetônicos na prática projetual. A indagação epistemológica não se opõe às abordagens metodológicas do projetar, mas as relativizam, problematizando eventuais pretensões normativas universais. O estatuto epistêmico do projeto de arquitetura é apresentado, neste sentido, como aberto a possibilidades de realização que assumem um caráter local, isto é, implicam o reconhecimento de um campo restrito de critérios de aplicabilidade. Para esboçar uma matriz disciplinar estendida entre um campo de "configurações" e "projetos", são propostas categorias constitutivas do campo discursivo nela implicado, distribuídas em três domínios: dos objetos, dos saberes e das práticas. Esta categorização se abre à discussão crítica sobre a especificidade epistêmica do pensamento arquitetônico.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

OLIVEIRA, R. de C. Fazendo Arquitetura, Pensando Arquitetura: Novas Perspectivas na Teoria do Projeto. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 15, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2017.1%20Oliveira. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

A Escola e o Saber Disciplinar: Projetos, Teoria e Projeto