O Edifício da Bilioteca Municipal de Maringá e suas Referências Projetuais

Autores

  • Vanessa Calazans da Rosa Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-8027-309X
  • Renato Leão Rego Universidade Estadual de Maringá; Maringá; Brasil

Palavras-chave:

Circulação de ideias, arquitetura modernista, norte do Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise formal do edifício que abriga a biblioteca municipal de Maringá/PR, buscando suas referências projetuais. Compreender como se deu a incorporação das ideias de arquitetura das metropoles no contexto da modernização das pequenas e médias cidades do interior do país é de extrema relevância para o seu entendimento. O edifício, inaugurado em 1975, está referenciado na arquitetura modernista, mais especificamente na estética do concreto aparente, fazendo ressoar a produção de arquitetos paulistas e curitibanos do período pós-Brasília. Como método, serão analisados o meio social, o contexto físico, os aspectos simbólicos, os funcionais e a solução formal para mostrar a configuração de uma arquitetura híbrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Calazans da Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e mestrado do Programa Associado de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Estadual de Maringá - UEM e Universidade Estadual de Londrina - UEL). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em história da arquitetura e urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: circulação de ideias de arquitetura e urbanismo, cidade e arquitetura, projeto de arquitetura. Atualmente é professora colaboradora na Universidade Paranaense - Campus Cianorte.

Renato Leão Rego, Universidade Estadual de Maringá; Maringá; Brasil

Universidade Estadual de Maringá; Maringá; Brasil

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

ROSA, V. C. da; REGO, R. L. O Edifício da Bilioteca Municipal de Maringá e suas Referências Projetuais. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 25, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.2%20Rosa. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sobre Projeto