Félix Candela, Paraboloides Hiperbólicos e a Arquitetura Paulista: Estudo de Casos

Autores

  • Célia Regina Moretti Meirelles
  • Ricardo Hernan Medrano Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Félix Candela, Cascas, Paraboloide hiperbólico

Resumo

A plasticidade do concreto armado permitiu a criação de espaços amplos possibilitando a execução de superfícies com formas diferenciadas. O arquiteto Félix Candela contribuiu de modo significativo para o domínio técnico do concreto armado e sua aplicação em cascas finas, aplicando as equações de membrana às formas geométricas reconhecidas, os paraboloides hiperbólicos. Os objetivos desta pesquisa são manter em evidência a obra de Félix Candela, e identificar a expressão dele na arquitetura Paulista, buscando obras onde ocorreram a apropriação dos conceitos aplicados na busca da forma e/ou das técnicas de Candela. O método foi estruturado a partir de estudos de casos, com seleção das obras a partir de um levantamento de publicações na revista Acrópole (de 1950 a 1970), entre elas o Centro de Serviço e Combustíveis da Cooperativa Agrícola de Cotia, de 1958, e as estações de trem da antiga Mogiana Paulista, de 1964. Como também de obras de grande relevância, como a cobertura do mercado municipal de Pirituba, inaugurado em 1972, e as coberturas dos terminais de ônibus do metrô Ana Rosa e Vila Mariana, inauguradas em 1974. As etapas constam de revisão da literatura, e investigação em campo, com visitas às obras no México e São Paulo. O trabalho evidencia a presença de obras na arquitetura paulista que, sem perder sua singularidade, se aproximam das ideias e obra de Félix Candela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Moretti Meirelles

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente associado I da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Engenharia Civil e ministra aulas para graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com ênfase  Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, Professora Colaboradora do Curso de Posgraduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie , link: http://lattes.cnpq.br/3880984768964028

Ricardo Hernan Medrano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2003), com a tese ?São Paulo e Buenos Aires: Urbanismo e Arquitetura (1870-1915), orientada pelo prof. Dr. Nestor Goulart Reis. ? Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. ? Assistente Técnico junto ao Departamento do Patrimônio Histórico (SMC) da Prefeitura do Município de São Paulo (2003). Membro da Comissão de Averiguação e Acompanhamento de Projetos Culturais (2003-2005). ? Pesquisador Externo do Instituto de Arte Americana, da Universidade de Buenos Aires. Professor Visitante Adjunto Ad-honorem, da Universidade de Buenos Aires. ? Parecerista Ad-hoc FAPESP. ? Autor de diversos artigos e trabalhos científicos, publicados no Brasil e no exterior, em especial nas áreas de Estudos da Urbanização e História do Urbanismo. ? Participação em diversos colegiados da USP, entre eles o Conselho Universitário, o Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados e a Comissão de Patrimônio Cultural.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-11-29

Como Citar

MEIRELLES, C. R. M.; MEDRANO, R. H. Félix Candela, Paraboloides Hiperbólicos e a Arquitetura Paulista: Estudo de Casos. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 22, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.2%20Meirelles. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sobre Projeto