Sustentabilidade e Design de mobiliário urbano: uma convivência possível no espaço público?

Autores

  • Glielson Nepomuceno Montenegro Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Mobiliário urbano, Sustentabilidade, Espaço público, Eco design, Ambiente urbano

Resumo

O mobiliário urbano é parte de um sistema urbano integrado que intervêm no uso do espaço público, relacionado tanto ao ambiente construído da cidade, à utilização que se dá a um espaço público e às ações urbanas que ali ocorrem cotidianamente. A configuração e implantação desses artefatos devem acompanhar a evolução morfológica, paisagística e sócio cultural das cidades e seus espaços públicos, refletindo as transformações, usos, novas funções urbanas e considerar as implicações decorrentes da criação do mobiliário urbano e seu impacto ambiental. O eco design deve contribuir para a qualificação e sociabilização dos espaços dentro de um contexto urbano específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glielson Nepomuceno Montenegro, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFRN; Especialista em Marketing Estratégico; Bacharel em Desenho Industrial (Design de Produto) pela UFPE. Professor efetivo desde 1989 do Curso de Design da Unidade Acadêmica de Design do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande. Atua como pesquisador na área do Design de Produtos e Desenho Urbano, relacionado as questões do Mobiliário Urbano nos Espaços Públicos.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

MONTENEGRO, G. N. Sustentabilidade e Design de mobiliário urbano: uma convivência possível no espaço público?. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 19, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2014.2.Montenegro. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)