http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/issue/feed Revista Trilha Digital 2019-05-27T10:57:28-03:00 Prof. Dr. Ubirajara Carnevale de Moraes ubirajara.moraes@mackenzie.br Open Journal Systems Periódico do Centro de Educação a Distância (CEDaD) e da Coordenação de Produção de Material Didático-Pedagógico (CPMD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8195 Páginas Iniciais 2015-06-26T14:44:25-03:00 Ubirajara Carnavale de Moares bira@mackenzie.br 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8214 Apresentação 2019-05-27T10:57:28-03:00 Ubirajara Carnavale de Moraes bira@mackenzie.br 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8199 O uso da aprendizagem colaborativa no ensino de geometria gráfica 2019-05-27T10:57:28-03:00 Luciano Oliveira Borges luciano@iautomate.com.br Eduardo Toledo Santos etoledo@usp.br Esta pesquisa consiste em propor e avaliar o uso de atividades de aprendizagem no ensino de Geometria Gráfica por meio da ferramenta educacional Risko, bem como da aprendizagem colaborativa. A motivação do trabalho é validar a aplicação formal da aprendizagem colaborativa no ensino de Geometria Gráfica a fim de investigar a eficiência desta abordagem. A estratégia de investigação da pesquisa é utilizar o modelo TPACK, sendo que este fundamentará a estruturação das atividades de aprendizagem, as estratégias pedagógicas, as tecnologias educacionais e as avaliações que serão utilizadas. Espera-se que a estratégia desenvolvida seja um instrumento para apoiar a aprendizagem de Geometria Gráfica, assim como uma contribuição ao estudo sobre o uso de atividades de aprendizagem baseadas no TPACK na área da Geometria Gráfica. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8200 A relação entre o estado afetivo dedicação versus a aprovação discente: uma análise por meio dos registros de acesso em um ambiente virtual 2019-05-27T10:57:28-03:00 Ana Paula Scariot anapaula.scariot@hotmail.com Rogério Tessari rogerio.tessari@bento.ifrs.edu.br Júlia Marques Carvalho da Silva julia.silva@bento.ifrs.edu.br Pesquisas mostram como dimensões afetivas são encontradas em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste trabalho, verificou-se como a dedicação do aluno pode conduzir a sua conclusão em disciplinas presenciais que utilizam o Moodle como suporte. Para isso, utilizaram-se os arquivos de log de cada curso, cujos dados foram comparados os resultados com os diários dos professores. Foi desenvolvido um algoritmo para analisar os dados e recuperar algumas informações sobre os alunos para o professor. Os resultados para confirmar que os alunos com dedicação boa ou alta dedicação são mais capazes de obter a aprovação na disciplina.<div> </div> 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8201 A aplicação de ferramentas de interação em ambientes virtuais de aprendizagem 2019-05-27T10:57:28-03:00 Jadson do P. Rafalski jrafalski@inf.ufes.br Otávio L. dos Santos olube@inf.ufes.br Crediné Silva de Menezes credine@inf.ufes.br Com a educação a distância, passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Nesses ambientes virtuais, os alunos vislumbram novas possibilidades de aprendizagem e maneiras diferentes de se comunicar com os alunos, com a possiblidade de criar situações para dinamizar as aulas, apoiando o processo de aprendizagem. Motivados com o crescente número de ambientes virtuais de aprendizagem, nem sempre é uma tarefa trivial realizar a escolha desse ambiente para um curso modalidade a distância. Visando contribuir para essa discussão, esse artigo tem como objetivo analisar a aplicação de ferramentas de sete ambientes virtuais de aprendizagem: Socrátes, Amadeus, Moodle, Atutor, Dokeos, Claroline e Chamilo. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8202 A funcionalidade de softwares leitores de tela a partir de uma webquest interdisciplinar 2019-05-27T10:57:28-03:00 Adriana da Paixão Santos adrianasantos20@gmail.com Carmem Virgínia Moraes da Silva carmem.virginia@gmail.com Este trabalho pretendeu investigar a funcionalidade de softwares, especificamente os leitores de tela, por alunos cegos, a partir da utilização de uma WebQuest interdisciplinar, com base nos fundamentos da Acessibilidade Digital, que é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais. O corpus da pesquisa constituiu-se em quatro alunos cegos matriculados em séries diferentes no Colégio Antônio Vieira, Segmento de Educação de Jovens e Adultos (Ejacav), localizado na cidade de Salvador – Bahia. Os resultados encontrados apontam a dificuldade desses alunos para encontrar um programa leitor de tela que satisfaça plenamente suas necessidades acadêmicas, proporcionando-lhes pleno acesso aos conteúdos digitais a eles apresentados. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8203 Arquitetura da informação, design instrucional, representação e desenvolvimento de recursos educacionais abertos em hipertexto no ensino médio 2019-05-27T10:57:28-03:00 Robinson Mascarenhas Almeida estudanterobinsonma@yahoo.com.br Marcos Luiz Mucheroni mucheroni.marcosl@gmail.com Este estudo propõe o desenvolvimento teórico-prático de recursos educacionais abertos (REA’s) em hipertexto didático com bloco de conteúdo de “matemática” e tema transversal “pluralidade cultural” no ensino médio, sendo o hipertexto disposto em colunas de palavras-chaves (paratexto) representando o conteúdo (texto principal) produzido pelo educador e pelo educando com a utilização de métodos e instrumentais de áreas de informação e comunicação, tecnologia, educação e cultura (arquitetura da informação, design instrucional, teorias/práticas pedagógicas, tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, biblioteconomia e ação cultural), atendendo-se aos princípios e ao ciclo de vida de REA’s e ao ciclo informacional e de ensino–aprendizagem centrados no aluno, em uma ecologia da informação para REA’s. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8205 Desenvolvimento de um jogo digital interativo para apoiar a aprendizagem de libras e da língua portuguesa 2019-05-27T10:57:28-03:00 Adriano Alberto Borges Ramos aabramos@gmail.com Nitay das Martins de Souza nihh@hotmail.co.uk Ana Grasielle Dionísio Corrêa ana.correa@mackenzie.br Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital interativo denominado O segredo do castelo, criado para apoiar o processo de aprendizagem da língua brasileira de sinais (Libras) e da língua portuguesa. O jogo, desenvolvido para plataforma Windows e de código aberto, é voltado para crianças e adolescentes com deficiência auditiva ou ouvintes. Avaliações do jogo foram feitas com pessoas com deficiência auditiva e um especialista no ensino de Libras. Os resultados apontam que o jogo pode promover a aprendizagem de ambas as línguas, além de estimular a criatividade. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8206 Go!Animate: uma proposta pedagógica para cursos on-line 2019-05-27T10:57:28-03:00 Jacqueline Felix da Silva jacfel@gmail.com Clésia Maria Hora Santana clesiahora@gmail.com Anamelea de Campos Pinto anamelea@gmail.com Utilizar recursos multimidiáticos em sala de aula tem sido uma estratégia cada vez mais aplicada pelos professores, considerando-se a inserção das tecnologias de informação e comunicação em nossa sociedade. Este artigo busca resposta à seguinte questão: “De que forma os <em>softwares</em> de autoria podem contribuir na formação de professores e alunos para a melhoria dos processos de ensino–aprendizagem em língua estrangeira?”. Utilizou-se a abordagem qualitativa e realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, identificando alguns <em>softwares</em> de autoria, apontando potencialidades e aplicabilidades de uso. O trabalho objetiva discutir como se deu o processo de aprendizagem dos alunos inseridos em um curso de Espanhol, mediante o uso do <em>software</em> <em>Go!Animate</em> e apresenta resultados preliminares da utilização pedagógica desse recurso como uma proposta diferenciada para cursos online. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8207 O RPG midiático e as aulas de língua portuguesa e literatura: um instrumento didático-metodológico na educação básica 2019-05-27T10:57:28-03:00 Alexandre Huady T. Guimarães alexandre.guimaraes@mackenzie.br Monica F. da S. Stefanelli monicafernandastefanelli@gmail.com Susane S. de O. Ito susane.ito@globo.com Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino e avaliação do Trovadorismo para alunos de primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, partiremos de atividades lúdicas, como a exibição de filmes: <em>Indiana Jones e a última cruzada</em>; <em>Harry Potter e o cálice de fogo</em> e <em>O código da Vinci</em>; e de fragmentos de obras literárias: <em>Harry Potter e o cálice de fogo</em> e <em>A demanda do Santo Graal</em>, para atividades reflexivas, como a discussão e a comparação entre filmes e obras literárias atuais com obras literárias do Trovadorismo. Depois disso, como ferramenta didático-metodológica será utilizado, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, um jogo midiático. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8208 O uso de vídeos de experimentos químicos como recurso didático para professores de química do ensino médio 2019-05-27T10:57:28-03:00 Ricardo Augusto Marques da Costa ricmarques2005@gmail.com Patricia Bento da Silva patrbent@yahoo.com.br O vídeo pode ser um recurso metodológico para a visualização de experimentos laboratoriais quando há falta de espaço físico na escola, ou número elevado de alunos por sala e experimentos que requerem reagentes caros ou perigosos, dentre outros. Este trabalho constata a opinião dos alunos a respeito do uso do vídeo, em vez da realização de sua prática. Por meio da comparação de opiniões de estudantes de duas turmas da 1ª série de Ensino Médio, de um colégio de São Paulo, concluiu-se que os alunos preferem realizar o experimento em laboratório a assisti-lo em vídeo, havendo um ótimo envolvimento dos estudantes na aula. O vídeo mostrou-se uma boa forma de expor um experimento, gerando resultados de aprendizagem expressivos. 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8210 Política de integração de segurança e ética na internet: perspectivas de uma melhor proteção para as informações 2019-05-27T10:57:28-03:00 Inalmir Bruno Andrade da Silva Bruno_sjs@hotmail.com Maria Givaneide Araújo da Silva Givaneideadm2010@hotmail.com <p>Como tudo na vida apresenta vantagens e desvantagens, na internet existe um lado bom e outro ruim<strong>. </strong>Este artigo aborda a questão da integração da segurança e da ética na internet, como perspectiva de manter a integridade das informações. O objetivo consiste em demonstrar os benefícios e os riscos relativos ao uso da internet. A metodologia resulta da revisão da literatura dos itens pertinentes ao tema e uma pesquisa informal realizada com clientes da empresa ValeOline Internet, localizada em Santa Luzia\PB, visando obter respostas mais precisas sobre o tema em questão. Portanto, conclui-se o estudo evidenciando a relevância dos serviços oferecidos pela internet, bem como os danos que tais serviços podem causar para as pessoas e as organizações em geral.</p> 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8212 Rede social na internet como espaço da nova cultura de aprendizagem 2019-05-27T10:57:28-03:00 Rosangela Silveira Garcia prof.rosegarcia@gmail.com <p>Este artigo apresenta temática de pesquisa de doutorado, em fase inicial de desenvolvimento, e tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento no mundo virtual como ato da nova cultura de aprendizagem, especificamente no espaço do site de rede social Facebook como ambiente de desenvolvimento de prática pedagógica vinculada ao ensino formal. Destaca o desafio e as possibilidades de uso da rede social na internet como espaço da nova cultura de aprendizagem e interlocução entre professores e alunos – imigrantes e nativos digitais. Ressalta a necessidade de estudos sobre o uso pedagógico das redes sociais na internet, e a necessidade de formação do educador – “imigrante digital” – para o uso das tecnologias. </p> 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/8213 Webtv: um recurso didático pedagógico para o ensino superior 2019-05-27T10:57:28-03:00 Tatiane Simone Campos Magalhães profa.taticampos@gmail.com Raphael Pereira Fernandes de Araújo phael.pereira@gmail.com Anamelea de Campos Pinto anamelea@gmail.com <p>Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a WebTV universitária<br />e suas relações com a Educação. Distingue os conceitos relacionados à<br />TV on?line e suas convergências; identifica os diferentes formatos existentes<br />entre a fusão da TV com a Web e conceitua suas características. Tipifica<br />as interfaces de comunicação e seus atributos, e apresenta as possibilidades<br />de aprendizado. Evidencia as teorias que traçam o perfil da WebTV.<br />Revela o papel da equipe multidisciplinar necessária para criação e manutenção,<br />delimitando a responsabilidade e comprometimento de cada parte<br />envolvida no processo de ensino?aprendizagem. Demonstra que a WebTV<br />universitária é um ambiente no qual é possível homogeneizar mídias com<br />conteúdo educacional, além de consolidá?la como uma comunidade virtual<br />de aprendizagem e de prática.</p> 2015-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2015 Revista Trilha Digital