Educação a distância on-line em arte: professores, tutores etc.: formação para lecionar arte em ambiente virtual. Atividades presenciais: obrigatórias ou necessárias?
Resumo
Esta proposta de debate visa tecer considerações sobre a situação e as possibilidades atuais de educação a distância para o ensino de artes visuais, considerando os impactos das tecnologias de comunicação e informação no ensino de arte, em especial das artes visuais, por intermédio da articulação entre patrimônio cultural e arte no cenário da educação on-line, levantando hipóteses sobre a formação docente para atuação nesse processo. Neste artigo, consideram-se ainda o papel do professor, as tecnologias disponíveis, as condições de uso e as possibilidades de ações de avaliação. Não pretende ser um trabalho definitivo, mas um ponto de partida para o surgimento de novas possibilidades de articulação do trabalho educacional em arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à Revista "Trilha Digital". As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista "Trilha Digital" mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à Revista "Trilha Digital" (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a Revista "Trilha Digital" endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio dessa licença, fica explicito que o autor não pode usar o artigo para fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo.
4. A Revista "Trilha Digital" poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na Revista "Trilha Digital" (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.